Oi pessoal! Neste vídeo explico sobre a estrutura do tecido e como encontrar o famoso “fio do tecido”, o que é OURELA, TRAMA E URDUME. Muitos nomes esquisitos não é rs mas cada um tem sinônimos que tenho certeza que você conhece bem, vem que te explico mais.
Como no esquema acima a estrutura básica do tecido consiste em ourela que são as marcação das laterais do tecido que fica paralelo ao fio reto ou seja ao urdume, urdume que é o comprimento do tecido e a trama que é a famosa largura, viu como falei que você já conhecia os sinônimos deles haha.
O tecido é formado pelo entrelaçamento de fios no tear, seja ele manual ou industrial.
Ao iniciar o processo de entrelaçamento o primeiro fio a ser posicionado no tear é o do URDUME, ou seja o que vai formar o comprimento da peça. Depois de todos dispostos entra em cena a TRAMA, que vai formar a largura do tecido e trazer as características individuais de cada como textura, caimento, estrutura …. A forma com que esse fio de trama irá passar pelos do urdume vai depender da proposta, pode passar uma por cima e outro por baixo, dois por cima um por baixo, passa em um e outro não e assim vai.
O importante é entender que URDUME é o COMPRIMENTO e TRAMA é a LARGURA.
A OURELA estará sempre PARALELO ao urdume ou seja, bem do ladinho, assim fica mais fácil de identificar o fio reto do tecido.
E por falar em fio reto vamos entender como encontrar o fio para cada caimento.
Nossa referência será sempre o fio reto que é o fio do urdume ok? Tendo isto em mente vamos usar o fio do molde em relação à ele da seguinte forma.
Se eu quero uma peça cortada no fio reto, vamos posicionar o fio do molde paralelo ao fio do tecido.
Se eu quero uma peça cortada no fio atravessado, vou girar meu molde até que que ele fique na posição da trama do tecido, ou seja na largura.
Se eu quero uma molde no viés do tecido, vou girar o meu molde até que o fio enviezado do molde encontre o fio do tecido no urdume, os fios estarão paralelos mas o molde estará em uma posição enviezada.
Sempre devemos desenhar o fio no molde de acordo com o caimento que desejamos, e na hora de posicionar no tecido, o colocamos paralelo ao urdume, tudo certo?
Vale ressaltar que a malha não é feita da mesma forma que o tecido plano, ainda que esses tecidos tenham elastano em na composição, mas na malha é diferente.
O tear é tubular para esta tenha a elasticidade que conhecemos.
Depois desta breve explicação, assista ao vídeo que falo um pouco mais sobre esse tema.
5 Comentários
Quanto e o valor dos seus moldes base?
Muito bem esplicado e otimas ideias
Obrigada amore fico feliz que tenha gostado. Super bj!
Tranquilo par prosseguir…