Hoje vamos falar sobre como ter um guarda-roupa funcional, aquele que te salva em qualquer situação e nunca te deixa na mão.
O melhor momento para organizar o guarda-roupa é na passagem de uma estação, pois sempre damos aquela mexidinha básica para resgatar as peças da estação passada e guardar algumas da que está indo, isso se tratando de Brasil, mas em países onde as estações são bem definidas podemos dizer que quase 100% do guarda-roupa é modificado.
1- DESCOBRINDO SEU ESTILO
Essa dica vale para quem ainda não se encontrou em um estilo mesmo que seja o eclético como eu haha, gosto de tudo um pouco, mas é importante essa definição para escolher aquelas peças coringas que não podem faltar sabe 😉 . E para te ajudar aqui no blog tem um post falando dos diferentes estilo, veja qual é o seu AQUI.
2- TIRANDO OS EXCESSOS
A segunda dica é para a hora de botar a mão na massa mesmo! Separe as peças por tipos (blusas, calças, saias, vestidos…), em seguida tire tudo o que você não usa, ou usa muito pouco. Isso vai ajudar ter um guarda-roupa mais consciente e sem excessos. Faça uma doação das peças que estão em bom estado e sempre que entrar uma nova, tire outra de preferência do mesmo estilo, exemplo: Comprou ou ganhou uma calça jeans, tire uma para doação, e isso vale para bolsas e sapatos.
3 – PEÇAS CORINGAS
A dica 3 é deixar cerca de 40% das peças sendo básicas, aquelas coringas que dá para montar qualquer look, que realmente te salva! Camisa branca, calça jeans, vestido preto, bermuda, e isso também vale para bolsas e calçados. Nessa hora vale presar por uma boa modelagem e qualidade no tecido para que essas peças tenham muito tempo de “vida”, que serão a maior parte das peças do seu guarda-roupa.
4- POUCA TENDÊNCIA
As tendências vão e vem à todo momento, peças cheias de informação de moda deve ocupar pouco espaço no seu guarda roupa, cerca de 20% das peças. Isso porque como tudo gira muito rápido, logo deixamos de lado o que “não está na moda”.
5 – HARMONIZAÇÃO VISUAL DE CORES
Depois de definir quem fica e quem sai do seu guarda roupa, é hora de organizar e deixar tudo no lugar, e para isso sugiro que separe por tipos e cores. A harmonização visual de cores deixa o ambiente mais limpo e fácil de visualizar cada peça. Chega daquele cabide com mais de 10 peças penduradas, além de te impedir de enxergar cada uma, marca e acaba com as peças, então coloque apenas 1 roupa por cabide. Use cabides da mesma cor e tipo, isso também vai ajudar na sua organização.
Na hora de pendurar comece das cores mais claras e finalize nas mais escuras, e também se preocupe com o comprimento, ou seja, comece pelas blusas claras até as mais escuras e depois passe para as peças maiores até finalizar com os vestidos, em ordem crescente entendeu? 😉
Espero que essas dicas possam te ajudar a ter um guarda-roupa mais consciente e funcional. Gostou? Então me conta! E se tiver mais dicas só deixar aqui abaixo!
Beijos e até á próxima!♥
4 Comentários
Achei as dicas muito úteis. Tenho dificuldade na hora de combinar as roupas. As vezes até esqueço que tenho algumas peças. Vou colocar essas dicas em uso! =)
Pois é isso é bem comum , e ter essa organização faz com que vc consiga usar todas as suas peças e combinar diferentes looks. bjs
Garota esperta , é assim mesmo que eu faço. Se não, a gente pode ficar afogada no próprio ármario. Beijos
pois é, literalmente afogada hahah as vezes deito em cima de tudo e quase entro dentro do guarda roupa p achar alguma coisa, nessa hora percebo que preciso faze ruma limpa rsrs bjs