Oi bonitas! Tudo bem?
Hoje vamos estrear um novo espaço aqui no blog o “Papo Estilo”, onde iremos falar um pouco da história da moda, estilo, tendências e muito mais! Hoje vamos identificar os tipos de saias e falar um pouquinho sobre essa peça super feminina e que não sai de moda nunca! Você conhece os diferentes tipos de saias, o significado dos seus nomes e quando cada modelo surgiu?? Se não, continue lendo que tem muita informação boa, se já conhece, continue lendo também, é sempre bom reforçar nossos conhecimentos rsrs
Vamos começar com a mais simples de todas:
- SAIA RETA
Surgiu na década de 40 leva o nome da sua estrutura reta seguindo a largura do quadril.
- SAIA LÁPIS:
Surgiu na década de 50 devido a escassez de tecidos por conta da Segunda Guerra Mundial e economizar era a palavra de ordem. Desde então tornou-se um clássico no guarda-roupa feminino sendo uma peça versátil e muito sensual por ter sua estrutura justa ao corpo, deixando bem evidente a silhueta.
- EVASÊ
Surgiu na década de 60 e tem este nome por ser mais estreita na parte de cima e se alargar na parte de baixo lembrando um trapézio, alguns chamam de saia “A”. Este modelo é uma variação da saia reta.
- GODÊ
A saia godê é a queridinha do estilo romântico. Seu nome vem do francês “Godet” que quer dizer “ondulações que se abrem em evasê” ou seja em baixo rs. Surgiu na década de 50 e é muito associada ao Rock’ roll!
- ENVELOPE
A saia envelope é um modelo que surgiu mais recentemente do que as anteriores, no final da década de 90, e tem este nome por envolver o corpo e fechar como um envelope mesmo. Tem a frente ou as costas quase duplas fechando com uma parte sobrepondo a outra.
- PAREÔ
A saia pareô deixa muita gente confusa por se parecer muito com a envelope e com a tulipa. Este modelo é a junção dos outros 2 citados anteriormente com uma pega praiana. A diferença da pareô para a envelope é que na cintura geralmente tem uma tira de tecido para fazer um laço. E a diferença da pareô para a tulipa é que este modelo não é tão justo na parte inferior.
- TULIPA
A tulipa foi criada no final da década de 50 pelo estilista Pierre Cardin e tem esse nome obviamente por lembrar o formato da Tulipa. 😀 Alguns modelos tem uma fenda transpassada como a pareô, por isso muitas pessoas confundem estes dois modelos, mas a tulipa é mais ajustada na parte inferior evidenciando bastante o quadril.
- BALONÊ
A popularidade surgiu na década de 50 e voltou nos anos 80 quando a marcação da cintura retornou. Estes modelos levam este nome por lembrar a forma de um balão.
- PLISSADA
O plissê é uma técnica que tornou-se popular entre as décadas de 20 e 70 e significa dobrar ou preguear. Durante muito anos este modelo era exclusivo do uniforme colegial, mas deixou de ser e desde então ganhou as passarelas e as ruas.
Como podemos perceber na foto a seguir o famoso vestido branco da diva Marilyn Monroe também é plissado.
Existem muitos outros modelos e variações de saias e cada dia surgem mais! Hoje eu trouxe os clássicos que mais conhecemos. Espero eu tenham gostado! Fiquem ligadinhos no blog e deixem seus comentários 😉
bjis!♥
2 Comentários
oi Dayse amei saber um pouquinho mais sobre o universo das saias. Queria dar uma sugestão pra vc, ensinar fazer uma saia que chamo de modelo “escama de peixe” eu quero muito aprender esse modelo. Vou postar a foto lá na sua pagina. Bjs!
Ah sim flor eu sei como é, nossa essa é abacaxi hein rsrsrs vamos estudar o modelo para fazer. bjs