Oiii! Hoje vim te dar uma dica incrível para organizar seus moldes gastando pouco! Tem coisa melhor? cantinho arrumado sem gastar muito?
Eu precisei comprar algumas coisas que eu não tinha em casa mas gastei bem pouco, vem conferir! Comprei um varal de cortina de 1,5 mt, daqueles de madeira, que custou R$ 8,00.
PASSO 1:
Comecei marcando na parede a altura certa para furar e fixar a base.
Normalmente as buchas e parafusos já vem junto com o kit do varal, então não precisei gastar com isso.
E pronto, primeira etapa concluída em cerca de 10 minutos!
PASSO 2:
Comprei ganchos de metal para pendurar os moldes no varal, e paguei em cada kit com 4 R$11,00. O preço pode variar um pouco principalmente porque existem modelos diferentes no mercado.
PASSO 3:
O próximo passo é pegar aquela bolsa cheia de moldes dobrados que eu tenho quase certeza que você tem ae em algum lugar..Eu confesso que também estava guardando os meus assim e é horrível na hora de tentar encontrar algum para usar novamente…Além de dar trabalho por estar tudo junto e misturado, os moldes acabam danificando e rasgando com muita facilidade justamente por estarem nessas condições.
PASSO 3:
Agora é hora de separar cada peça de cada molde, e organizar. Eu sei que dá trabalho, mas o resultado final é incrível e vale muito à pena não só pela estética do seu cantinho ficar com mais cara de ateliê, mas pela facilidade no trabalho do dia a dia.
PASSO 4:
Agora é hora de furar cada peça dos moldes, mas não basta somente furar, porque como peso e o manuseio com o tempo vai rasgar, principalmente se o papel que você usar não for muito resistente.
Aliás só abrindo um “()” parênteses e dando uma dica extra, esse papel que eu utilizo é o Kraft. Também uso o papel pardo. O papel 40 kg é como uma cartolinamais grossa e maior, também é indicado porém é mais caro.
Agora voltando ao nosso assunto, eu usei ilhós de roupa mesmo para fazer o furo e dar o acabamento e resistência.
Eu usei esse de níquel que não enferruja, eu já tinha estocado aqui no ateliê porque uso bastante nas peças de roupas, mas neste caso que não vai molhar, nem deve rs, você utilizar o de metal mesmo caso for comprar.
Existem modelos manuais que não tem a necessidade do uso do balancim, mas eu utilizei o meu e se você tem dúvidas de como usar o balancim para pregar ilhós, rebite, botão, forrar botão, VEJA AQUI TODAS AS INFORMAÇÃOES.
Aqui, basta posicionar o ilhós no balancim, o papel por cima e baixar a alavanca que a própria pressão faz o furo.
É necessário aplicar o ilhós em todos os moldes pela borda. Caso o molde seja grande como o da calça, aplique nas duas extremidades, tanto no cós quanto na barra, para que seja necessário dobrar o molde ao meio e manter uma harmonia visual e a organização das peças.
PASSO 5:
Agora é hora de pegar o que você escolheu para pendurar seus moldes. Lembre-se que o furo do ilhós não é muito largo, portanto, não dá para passar uma corda muito larga ok?
Eu escolhi esses cordões de cadarço, esses que a gente usa em sunga e shorts sabe? Eu já tinha estocado então não precisei comprar. A dica é você ver algo que você já tenham em casa, pode ser até linha de crochê, ou se precisar comprar que não seja tão caro.
Uma outra opção é usar elástico, tanto o comum quanto o rolinho😉
PASSO 6:
Agora é só passar o cordão por dentro de todos os ilhóses de todas as peças dos moldes.
PASSO 7:
Agora, a cereja do bolo! Como fazer para facilitar a identificação dos moldes e mesmo assim não ficar perdida(o) com tanto papel pendurado?? AHAMMM olha o que eu fiz! Uma ficha técnica!
Tão importante quanto fazer a separação das peças dos moldes para a organização dos mesmos, é CATALOGAR cada um! E para isso existe o recurso da ficha técnica que você pode pegar algum modelo pronto na internet para baixar, ou fazer a sua como eu fiz. MAS, como eu imagino que muita gente desconhece ou tem dificuldades no programa no qual criamos esse tipo de projeto, eu vou deixar disponível para você baixar esse modelo no final do post, mas só final ta? Promete que vai ler tudo antes😊
A ficha técnica é uma ferramenta utilizada pela indústria de Moda, onde se concentra todas as informações da construção da peça do vestuário, a fim de facilitar o entendimento de todos os setores envolvidos na criação das peças de uma coleção de moda.
É nela que o Estilista, Designer ou Equipe Criativa, sinaliza os detalhes de aviamento, caimento, detalhes de costura para o modelista, que por sua vez, também pode acrescentar mais infirmações para a pilotista e equipe de corte.
Aqui eu criei uma ficha técnica mais simples sem tanta informação o como normalmente se usa na indústria. Preenchi e fiz um rascunho da peça correspondente ao molde para facilitar a identificação sem precisar soltar todas as peças. Caso tenha dificuldade em desenhar, pode imprimir uma foto do modelo para colar.
Da mesma forma, o ilhós deve ser aplicado na ficha técnica, porque ela deve ser estar posicionada na frente de todas as peças do molde.
PASSO 8:
Agora, é só pendurar nos ganchinhos e pronto!♥
E esse é o resultado final! Eu amei! E você, gostou? Me conta!
Me conta como você guarda seus moldes hoje.
Baixe sua ficha técnica👇
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR SUA FICHA TÉCNICA.