Olá meus amores, hoje vim trazer alguns conceitos que precisamos entender para facilitar nosso trabalho como modelista.
Vamos começar entendendo o que é uma modelagem básica:
-Refere-se ao traçado considerando as linhas de estrutura do corpo podendo ter variações conforme a moda.
MODELAGEM INDUSTRIAL:
Modelar roupas em caráter industrial não segue as mesmas regras, nem obedecem exatamente as mesmas técnicas usadas para modelar peças sob medida, embora as diretrizes (critérios) sejam relativamente as mesmas. Uma das diferenças está em que o modelista trabalha com padrões determinados (tabelas).
O padrão médio brasileiro para o corpo feminino é o manquim 42, mas cada empresa pode desenvolver sua própria tabela de medidas pois este é um ponto que ainda precisa melhorar muito na indústria do vestuário. Isso dificulta muito o e-comerce de roupas pois a necessidade de vestir a peça antes de comprar é indispensável para garantir que não será necessário fazer uma troca.
Os moldes industriais exigem cuidados como: Marcações das margens de costura, indicação do fio do tecido, tamanho da peça, nome do modelo, pences, bolsos, franzinhos, pregas, casas, botões e qualquer outro elemento decorativo. Na modelagem industrial o molde deve ser inteiro e não na 4º parte como costumamos fazer nos cursos e em modelagens particulares. Isto porque na indústria dezenas de peças são cortadas de uma só vez, e a disposição dos moldes abertos no tecido facilita o manuseio da máquina de corte diminuindo o tempo do processo. Além disso, o disperdício de tecido é menor devido a melhor distribuição dos moldes no tecido.
MODELISTA INDUSTRIAL:
Primeiro vamos entender os tipos de modelagem, e para isto fiz um tópico separado explicando a diferença de MODELAGEM PLANA E MODELAGEM TRIDIMENSIONAL, ou MOULAGE do francês, ou ainda DRAPING do inglês. CLIQUE AQUI E LEIA O POST.
Modelista industrial é aquele que transforma um modelo desenhado pelo estilista em algo concreto ( a peça). Modelar uma peça de roupa requer conhecimento de técnicas e saber interpretar os modelos apresentados.
O bom senso cai muito bem nesta hora! Muitas vezes o estilista desenha algo de difícil interpretação devido o efeito do caimento da peça no croqui, que muitas vezes escondem detalhes importantes que não se percebe no desenho. Cabe ao modelista dialogar com o estilista e desenvolver um desenho técnico contendo todas as informações relevantes para o desenvolvimento da modelagem de maneira que concretize a ideia traçada no papel. É de extrema importância um bom relacionamento entre o estilista e o modelista dentro de uma empresa para obter o sucesso em uma coleção ou produção.
O modelista é o profissional responsável pelo sucesso ou pelo fracasso de uma coleção, pois é ele quem desenvolve o protótipo (a peça piloto, primeira peça para avaliação de possíveis erros e correções), ou seja, o modelista é quem diz se é ou não possível transformar uma ideia “abstrata” em algo “concreto”.
Bom Espero que tenham gostado, deixem seus comentários e não deixem de curtir o post!
♥ Entenda também a diferença de ESTILISTA & DESIGN AQUI
4 Comentários
Gosto muito de assisti seu vídeo muito bom parabéns me ajude a fazer modelagem
Geovania obrigada amore, que bom que gosta do meu trabalho! super bj
Oi Deyse me chamo Valdelina ,Tenho uma pequena confecçao de roupas feminina
e gostaria de comprar os moldes base , pois pagar uma modelista esta ficando inviavél
o que voce me sujere, tenho algum conhecimento em modelagem .
att, Valdelina Rigonato
Oi Valentina! Realmente é um serviço muito específico e caro, faz uma ótima escolha. Se tem algum conhecimento em modelagem, tendo os moldes bases vai te facilitra muito a desenvolver suas peças e ainda aprofundar seu conhecimento. Me envie umemail para modaemoldes@yahoo.com.br que te passo orçamento.
Me fale quais moldes quer e os tamanhos, ah e seu cep também bjs