Estilo Militar
ESTILO MILITAR é o tema de hoje, e vamos abordar o passo a passo de um modelo de jaqueta camuflada inspirada nesse estilo, bem como o contexto histórico para a moda.
Com a realidade da 1º guerra mundial acontecendo nos anos 40 e os homens precisando estar no campo de batalha, a realidade das mulheres daquela época muda drasticamente.
A vida que antes era resumida em afazeres domésticos e submissão à figura masculina, seja do pai ou do marido, deu lugar a realidade de ter que assumir os postos dos homens no mercado de trabalho e também em meio às batalhas para as enfermeiras.
A realidade dura daquele momento não permitia luxo e abundância de qualquer coisa, principalmente porque se passava por um período de escassez de materiais muito grande, e economizar era regra.
Os vestidos longos em tom pastel deu lugar à cores sóbrias como verde, preto e cinza, saias midi e casacos estruturados de tecidos encorpados seguindo o estilo da vestimenta masculina dos exércitos.
A modelagem também devia ser confortável e que permitisse essa mulher correr e se esconder rapidamente porque os bombardeios eram constantes.
Nasce então o estilo militar que perdura até hoje e é tema de inspiração para muitos desfiles nas passarelas das semanas de moda.
Aqui eu trouxe um modelo bem tradicional que é a jaqueta, que também pode ser alterada para uma parka só aumentando o comprimento e acinturando a peça.
AQUI EU ENSINEI UM MODELO DE PARKA COM MODELAGEM E COSTURA!
A moda no estilo militar tem algumas características marcantes.
A primeira que posso destacar aqui é o zíper destacável que possibilita vestir e tirar a peça rapidamente.
Antigamente os homens não podiam perder tempo vestindo roupas difíceis, e tudo era funcional.
Os bolsos eram grandes, reforçados e na frente para facilitar guardar objetos.
O estilo militar sempre vem carregado de informações e detalhes, por isso , cuidado para não exagerar e sair na rua fantasiado de soldado hahaha.
Série Copiando Roupas de Loja
Esse tutorial faz parte da série do CANAL chamada “Copiando Roupas de Loja”, e minha inspiração foi uma parka camuflada mas nada tradicional.
Aqui a gente consegue perceber que o comprimento é mais longo, tem cadarço na cintura e apenas o camuflado faz referência ao estilo.
Como eu já ensinei um modelo de parka citado acima, fiz algumas adaptações e segui o estilo mais à risca.
Usei 1,70mt de tecido brim, mas sarja e jeans leve também podem ser usados para manter o caimento.
Outros tecidos mais leves como o tricoline e até mesmo a malha podem ser usados, AQUI ENSINEI UM CONJUNTO DE FRIO COM CASACO DE ZÍPER E CAPUZ.
Acompanhe aqui o passo a passo de como fazer o molde da sua jaqueta, e no vídeo seguinte o passo a passo da costura.
TUTORIAL DA COSTURA.